Chama-se Neymar da Silva Santos Júnior, joga no Santos, tem 14 anos e já vale qualquer coisa como 20,6 milhões de euros. Entre as qualidades que lhe são apontadas destaca-se a capacidade de remate (com ambos os pés), o toque de bola habilidoso, a rapidez de drible, a velocidade e a precisão de passe. Não é alto para a idade, mas dizem que mesmo assim ganha facilmente bolas altas a jogadores de maior envergadura.

Ora todas estas qualidades valem-lhe aos 14 anos a cobiça do Real Madrid e do Barcelona, que parecem dispostos a perder a cabeça para assegurar a mais jovem promessa do futebol brasileiro, com o Manchester United na sombra à espera também do melhor momento para atacar. O Santos, que tem uma grande tradição na formação de jovens jogadores, é que não está a dormir e tratou de segurar Neymar até 2011.

O clube de onde saíram, entre outros, Robinho, Diego, Léo ou Renato, tratou de fazer um contrato com o agente que representa o jovem jogador (Wagner Ribeiro, um dos maiores empresários brasileiros e que é também o representante de Robinho, por exemplo). Através desse contrato foi acordado que Neymar ficará no Santos até 2008 disputando torneios juvenis, e a partir dessa data (quando o jovem chegado aos 16 anos) será feito um contrato como jogador profissional válido até 2011 e com uma cláusula de rescisão de 20,6 milhões de euros. Até lá o Santos responsabiliza-se pelo pagamento de uma mesada ao jogador, pelo pagamento dos estudos num dos mais caros colégios privados da cidade, pelas despesas de saúde e pela alimentação do jovem que já é considerado uma promessa maior do que Robinho.