Brasil e Portugal voltam a defrontar-se a 19 de Novembro, 42 anos depois do único jogo oficial entre a selecção lusa e a canarinha. No Mundial de 1966, Eusébio brilhou na vitória por 3-1 e Pelé sucumbiu a problemas físicos, após uma picardia com Morais. O antigo defesa do Sporting recorda, em entrevista vídeo ao Maisfutebol, o duelo com o Rei.
Olhando para trás, desde o seu cantinho em Vila do Conde, João Morais garante que Pelé desculpou a virilidade do lateral num lance que perdura na memória colectiva. Porém, o antigo lateral recorda a vingança do avançado brasileiro, frisando que o Rei passou grande parte do seu tempo à procura de uma oportunidade para acertar contas.
João Morais regressou de Inglaterra com a reputação beliscada, os adeptos brasileiros não mais esqueceram aquele lance, mas o Sporting recebeu o internacional português de braços abertos e aplaudiu a sua qualidade futebolística. Para além disso, Morais tinha um jeito especial para marcar cantos directos.
Em Maio de 1964, o lateral colocou uma Taça das Taças nas mãos do Sporting, frente ao MTK de Budapeste. Desde Vila do Conde, onde goza a reforma com a jovialidade dos seus 73 anos, o antigo jogador recorda a sua passagem pela selecção nacional e o famoso «Cantinho do Morais», expressão imortalizada numa música popularizada por Maria José Valério.