Marcos, guarda-redes brasileiro actualmente no Palmeiras, decidiu arrumar as luvas. Aos 38 anos, o guardião que conquistou o quinto título da selecção brasileira no Mundial de 2002 achou que era o momento de terminar a carreira.

A decisão foi comunicada pelo próprio aos companheiros e dirigentes do clube «verdão» e mais tarde revelada, em conferência de imprensa, pelo director-desportivo do Palmeiras e ex-colega de equipa, César Sampaio.

«Tivemos uma reunião com o Marcos e ele oficializou que pendurou as botas», disse, citado pelo Globoesporte, para acrescentar: «Ele disse que ia reflectir, conversou com a família e achou que era o momento de parar. Nós agradecemos o que representou e representa para esta instituição.»

O Palmeiras entretanto já comunicou que haverá um jogo de despedida a Marcos, ainda sem data e adversário confirmado, mas a acontecer, provavelmente, a meio de 2012.

A ligação ao clube não deverá ficar por aqui, uma vez que na última renovação do contrato ficou acertado que Marcos, após deixar os relvados, poderia exercer uma função administrativa ou desportiva. Segundo Sampaio, a decisão será tomada no próximo mês de Março.

«Conversámos bastante e ele ainda não decidiu em que função trabalhar. Pelo que conheço do Marcos, não o vejo como alguém interno num cargo administrativo dentro de uma sala, vejo-o mais na parte desportiva e acho que deve ser mais útil lá.»

O último jogo de Marcos foi a 18 de Setembro em Florianópolis. O Palmeiras empatou a um golo com o Avaí, tendo sido Batista o último a marcar um golo ao «Santo».

Os títulos de Marcos: Copa Libertadores (99), Brasileiro (93/94), Copa do Brasil (98), Mercosul (98), Copa América (99), Paulista (94/96/08), Torneio Rio-SP (00), Copa dos Campeões (00), Copa do Mundo (02), Brasileiro Série B (03) e Copa das Confederações (05).

Vídeo de homenagem a «São Marcos»: