O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

BRUNO CARVALHO, KSK HEIST (BÉLGICA)

«Olá a todos.

Antes de mais quero aproveitar para agradecer a oportunidade de poder partilhar com os leitores do
Maisfutebol algumas experiências pelas quais passei ao longo da minha carreira.

Nesta represento o KSK Heist mas trago-vos uma situação que me deixou bastante orgulhoso na época transata. Em 2012/2013, estava no Royal Antuérpia e fui convidado para ser o jogador dos adeptos. Foi um convite que aceitei de pronto, pois é um sinal de admiração e reconhecimento de todo o trabalho e dedicação que tive ao clube. 
 
O convite partiu dos próprios adeptos. Ser jogador dos Supporters passa por representar a equipa em alguns eventos realizados pelo clube ou pelos próprios adeptos, criando um elo de proximidade entre a equipa e os seus apoiantes. Eventos esses que passam pelo convívio no final dos jogos, participações especiais em aniversários ou ações de carácter lúdico ou social.

Considero que desempenhei um papel importante num clube que admiro e onde fui sempre bem recebido e acarinhado pela massa associativa.

Curiosamente, num dos últimos jogos realizados antes da paragem de inverno, regressei ao relvado do Royal Antwerp, mas desta vez na qualidade de adversário. Vesti a camisola do KSK Heist e foi um misto de sensações. Por um lado, foi uma sensação óptima regressar àquele relvado e atmosfera. Por outro, foi estranho fazê-lo de azul e não de vermelho.

De qualquer das forma, após começar o jogo, tudo isso desaparece e foquei-me em defender as cores da minha equipa. Esta ocasião foi muito importante para mim, no sentido em que pude mais uma vez constatar a grandeza daqueles adeptos, que me receberam de braços abertos, mais como um amigo do que como adversário.

Entretanto, estive em Portugal com a minha família a passar o Natal e Passagem de Ano. Uma altura perfeita para recarregar energias para o resto da época, esperando que tudo corra bem e que 2014 seja um ano de sucesso a todos os níveis.

Quero desejar a todos os Leitores e Amigos um Feliz Ano Novo com muita felicidade, alegria e sobretudo muita saúde.

Grande abraço,

Bruno Carvalho

PS: estive sete anos na formação do Benfica e não posso deixar de lamentar a perda de um grande homem com quem tive o prazer de trocar algumas palavras. Era um homem de uma simplicidade única. O grande Eusébio da Silva Ferreira!»