Bruno de Carvalho despediu-se de Fernando Mendes através de uma mensagem no Facebook: o antigo capitão leonino, recorde-se, faleceu esta quinta-feira, aos 78 anos de idade, vítima de doença prolongada.

«No dia em que se inaugurou a Cidade do Futebol, foi o Mundo do Futebol que ficou mais pobre», escreveu o presidente do Sporting. «Até sempre Fernando Mendes porque, como todos falámos em Antuérpia, os diamantes são eternos.»

Bruno de Carvalho recordou, de resto, a viagem que fez com os heróis da conquista da Taça das Taças a Antuérpia, em 2014, uma viagem que Fernando Mendes não fez, mas durante a qual toda a gente falou dele.

«Partiu hoje aquele que foi o líder em campo da primeira equipa que conquistou um título europeu para o Sporting Clube de Portugal e que, mais tarde, seguiu as pisadas de Juca e Mário Lino como um dos heróis que foram campeões nacionais enquanto jogadores e treinadores», lembrou.

«Era um homem bom que se distinguia por ser bom condutor de homens. É ainda hoje uma das figuras mais emblemáticas dos tempos áureos do nosso futebol após os Cinco Violinos. Será, sempre, um exemplo para todos aqueles que entram no clube ainda na formação, sentem o Sporting como uma segunda casa e vivem as nossas alegrias sabendo que contribuíram para nos colocarem no patamar de maior potência desportiva nacional.»