Lothar Matthäus, novo seleccionador búlgaro, não foi bem sucedido na tentativa de convencer o avançado do Manchester United Dimitar Berbatov a retomar a sua carreira na equipa nacional. «Tive várias conversas com ele, mas já não está disponível para jogar pela Bulgária», disse o treinador alemão à «Kicker».

Matthaus salientou que o «dossier Berbatov» está encerrado e que outros jogadores poderão ter a sua oportunidade. «É como na equipa da Alemanha antes do Mundial 2010: se Ballack não se tivesse lesionado, Özil e Khedira não estariam agora no Real Madrid», lembrou.

Berbatov, de 29 anos, anunciou em Maio a decisão de deixar a selecção. Matthaus, que está em situação delicada na qualificação para o Euro2012 depois de duas derrotas seguidas, contava com o maior goleador de sempre da equipa, com 48 golos, para inverter a situação.

A Bulgária não está presente na fase final de uma grande competição internacional de futebol desde o Euro2004, disputado em Portugal, tendo falhado a presença no Mundial2006, no Euro2008 e no Mundial2010.