Aos 37 anos, Ariel Ortega vai representar o nono clube da sua longa carreira. O médio que é uma das figuras da história do futebol argentino entende que ainda não é altura de pendurar as chuteiras e abraça um novo desafio...na III Divisão. O Defensores de Belgrano é o emblema que «El Burrito» vai defender em 2011/12.

O clube não esconde a euforia com esta, surpreendente, contratação. No comunicado onde dão conta da transferência apresentam Ortega como «o reforço mais importante da história do clube». De facto, nunca o humilde emblema tinha acolhido um jogador que participou em três Mundiais e venceu o campeonato argentino em sete ocasiões, ao serviço do «seu» River Plate.

Ortega terminou a última temporada no All Boys, do primeiro escalão, e tinha contrato com o River Plate até 2014. No entanto, alguns casos de indisciplina fizeram esgotar a paciência do clube, que o autorizou a rodar. Matyas Almeyda, que foi companheiro de Ortega como futebolista, preferiu não aceitá-lo no plantel que vai atacar a subida à I Divisão argentino.

Ortega já admitiu publicamente o seu problema com o álcool e já tentou vários tratamentos médicos para curar a dependência.