FC Porto, Benfica e Sporting entraram com empates na Liga 2012/13. Os três grandes do futebol português repetiram os números de 2009/10, ano em que os encarnados se tornaram campeões pela última vez e cuja primeira jornada deixou o Sp. Braga sozinho na liderança: foi a única equipa a vencer na abertura de 2009/10. E Braga, como capital do Minho, é um dos exemplos de como a região «vira» os gigantes do futebol português: a última época e esta assim o dizem.
Em 2009/10, o campeão FC Porto entrava em campo com o P. Ferreira, na Mata Real. Um golo do voador Falcao resgatou os portistas para um empate (1-1), o que não deixava de ser um acidente inicial para os dragões. Na Luz, horas depois, o Benfica que entusiasmara na pré-temporada patinava com o Marítimo e Weldon, de cabeça, colocava o 1-1 no marcador. Depois da pré-época, o resultado deixava os adeptos encarnados a pensar. Na Madeira, o Sporting fez exatamente o mesmo. Empatou 1-1 com o Nacional, numa partida em que João Aurélio marcou nas duas balizas. Era o início do fim da era Paulo Bento.
O sorteio de 2012/13 colocou o Minho contra os grandes na primeira jornada e, três temporadas depois, Benfica, FC Porto e Sporting deslizaram na jornada inaugural. Curiosamente, as formações minhotas, em particular o Gil Vicente, roubaram pontos na época passada aos três emblemas mais vitoriosos do futebol português.
Em Barcelos, ninguém passou. O Benfica empatou lá (2-2) na ronda 1, o Sporting perdeu por 2-0 e a única derrota do FC Porto campeão aconteceu precisamente no terreno do Gil Vicente. E se os portistas passaram com distinção em Braga e Guimarães, o mesmo não se pode dizer do Benfica. No Axa, empate 1-1; no Berço, a primeira derrota da temporada e o início da derrocada da equipa de Jorge Jesus. Aliás, nas deslocações ao Minho, o Benfica não venceu nenhuma.
Não só no campeonato se mostrou a força minhota. O Sporting goleou o Gil Vicente na Liga, em Alvalade, mas perdeu em Braga enquanto na Taça da Liga os gilistas foram até Lisboa vencer por 1-0 e arredar o leão das meias-finais da prova.
Para já, em 2012/13, é o Minho que deixa as contas de FC Porto, Benfica e Sporting iguais. E atenção, esta época, é a região com mais clubes na I Liga, porque o Moreirense também se juntou ao escalão principal.