O triunfo do Osasuna sobre o Real Madrid, este domingo, pode ser visto sobre dois prismas: não só a equipa «merengue» se atrasa ainda mais para o Barcelona, já que a distância passa a situar-se nos sete pontos, como, sete anos depois, José António Camacho, volta a vencer José Mourinho.

Das duas vezes que Camacho bateu o técnico português, as derrotas fizeram mossa. Se, este domingo, o desaire em Pamplona pode sair caro na luta pelo título espanhol, na derrota anterior custou mesmo um troféu: foi na final da Taça de Portugal 2004, quando o Benfica ganhou ao F.C. Porto, por 2-1, após prolongamento.

O ano de 2004 será para sempre recordado pelos adeptos portistas como o ano perfeito. A equipa venceu o campeonato, a Liga dos Campeões, a Taça Intercontinental e a Supertaça, mas falhou na Taça de Portugal. Culpa de Camacho, que respondeu ao tento inaugural de Derlei, com um empate pelo grego Fyssas e um golo de Simão, no período suplementar que fez os benfiquistas abrirem o champanhe.

Antes e depois disso, o melhor que Camacho tinha conseguido era um empate, no Estádio da Luz, a uma bola, também no ano de 2004.

Recorde os confrontos entre José Mourinho e Camacho:

2002/03: Benfica-F.C. Porto, 0-1 (Deco)

2003/04: F.C. Porto-Benfica, 2-0 (Derlei e Argel, pb)

2003/04: Benfica-F.C. Porto, 1-1 (Simão; Costinha)

2003/04: Taça de Portugal Benfica-F.C. Porto, 2-1 (Fyssas e Simão; Derlei)

2010/11: Real Madrid-Osasuna, 1-0 (Ricardo Carvalho)

2010/11: Osasuna-Real Madrid, 0-1 (Camuñes)

Recorde o golo de Simão que deu a Taça a Camacho: