Antigos colegas de Vítor Damas juntaram-se esta segunda-feira para homenagear o antigo guarda-redes, falecido em 2003. Cristiano Ronaldo «participou» na homenagem com uma mensagem e a oferta de uma camisola autografada, que será leiloada na internet, com as receitas a reverterem para a ala de pediatria do Instituto Português de Oncologia.
Será ainda leiloada uma camisola do Sporting assinada por Sá Pinto e outra do Benfica, que foi entregue pelo antigo jogador «encarnado» Artur Santos, em nome do Sport Saudade e Benfica.
«Com a ajuda de amigos não foi difícil juntar todas estas pessoas num gesto de homenagem ao meu pai e destinado também a ajudar as crianças internadas no IPO», disse Ana Rita Damas, filha de Vítor Damas, citada pela Lusa.
Carvalho, antecessor de Damas na baliza do Sporting, destacou grandes qualidades de guarda-redes» do homenageado. «O Vítor tornou-se num dos meus ídolos. Substituiu-me num jogo com o Belenenses em que me lesionei e a partir daí passou a titular da equipa. Eu próprio, depois de uma ausência prolongada, queria que ele continuasse como primeiro guarda-redes, pela qualidade que tinha. Um dado curioso: Nunca me tratou por tu, como lhe pedi por várias vezes. Sempre por sr. Carvalho», recordou.
António Simões, antigo jogador do Benfica, qualificou Damas como «o melhor guarda-redes da sua geração». «Do Vítor, como homem, ficou o ser grande e, simultaneamente, o ser humilde», afirmou.
Durante o intervalo do encontro, que juntou nomes como Marinho, Oceano, Carlos Xavier, Fernando Mendes, Conhé, Melo e Barão, foi lida uma mensagem de Cristiano Ronaldo, que lembrou a presença de Vítor Damas no momento em que se tornou «jogador sénior» do Sporting. «E disso nunca me esquecerei», concluiu Ronaldo, assinalando, numa mensagem lida por Ana Rita Damas, que o guarda-redes o «marcou muito» no seu crescimento como «pessoa e futebolista».