Voltou a campeão do mundo. A Espanha recebeu a Colômbia, no Santiago Bernabéu, e bateu os sul-americanos por 1-0. A Espanha voltou, mas às vitórias, porque às boas exibições nem por isso.

A Colômbia fecha o top 50 do ranking FIFA, liderado, precisamente, pela Roja. Por isso, a estratégia da selecção de Fredy Guarín (médio do FC Porto fez o jogo todo) era fácil de antever. Defender como podia, contra-atacar sempre que possível.

Nessa ideia, os colombianos responderam a duas oportunidades de David Villa com outras tantas ocasiões. Abel Aguilar e Armero desperdiçaram perante Casillas.

Iniesta fazia o Bernabéu vibrar. o médio jogava com as cores nacionais e era reconhecido pelo bom desempenho, que, no entanto, não chegava para contagiar os restantes companheiros.

Assim, foi necessário esperar até ao minuto 86 para se gritar um golo. Jesus Navas cruzou e David Silva meteu o pé a desviar para a baliza de Ospina. Os espanhóis voltaram a ser felizes, depois das goleadas sofridas perante Argentina e Portugal.