Bruno Pais terminouficou no segundo lugar do Campeonato da Europa de meia distância de triatlo, disputado neste sábado na localidade maiorquina de Paguera, em Espanha.

O italiano Giulio Molinari foi o vencedor da prova, em 4:07.38 horas.

O triatleta português do Benfica gastou mais 4.54 minutos a cumprir os 1.900 metros de natação, 90 quilómetros de bicicleta e os 20,097 quilómetros de corrida.

O terceiro lugar da prova foi alcançado por Gustavo Rodriguez. O atleta que foi ciclista das equipas portuguesas Barbot e Fercase-Rota dos Móveis fez a prova em 4:14.15 horas.

Apesar do título, Bruno Pais não mostrou apenas satisfação. À agência Lusa, o atlea português diz que está à espera de um pedido de desculpas da Federação de Triatlo de Portugal para voltar a representar o país.

«Vim às minhas custas para este campeonato da Europa. Como as coisas correram mal no campeonato do Mundo, agora já não vim disputar o Europeu pela seleção. Usei o equipamento da seleção onde era obrigatório, mas acho que não é assim que deve funcionar uma federação», disse.

«Quando soube que não iria ser convocado pela federação, mandei um e-mail a informar que, se calhar, seria a última vez que iria competir pela seleção nacional, porque ouvi coisas que não merecia. Quem é atleta sabe que há dias bons e dias maus e tem que se fazer uma aposta a longo prazo. Não é para que quando corre mal te darem um chuto e [dizerem] safa-te», acrescentou também.

O atleta português espera agora que seja a federação a dar o primeiro para a resolução do diferendo: «Espero que seja primeiro a federação a contactar-me, porque eu não os vou contactar. Acho que ficou muito mal à federação. Se não o fizerem vou aceitar e não corro mais pela seleção nacional.»

[artigo atualizado às 22:34]