O Casa Pia vai perder seis pontos na Série D do Campeonato de Portugal por Rúben Amorim ter dado indicações no banco. O antigo jogador de Benfica, Belenenses e Sp. Braga vai ficar impedido de ser inscrito como treinador durante um ano, sabe o Maisfutebol.

A FPF notificou o clube nesta sexta-feira do castigo aplicado e que envolve vários milhares de euros em multas quer ao clube, quer a Rúben Amorim e ainda a José da Paz.

O caso tem a ver com o facto de Rúben Amorim dar indicações no banco. O antigo internacional português está a tirar o nível I de treinador e, como sucede noutros clubes – semelhante ao que sucedeu com o Alverca ou com o Santa Clara na época passada, por exemplo, na II Liga - é outro técnico, com o nível exigido, que é denominado como responsável principal: no Casa Pia, é José da Paz.

A primeira queixa saiu da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol e o castigo agora aplicado resume-se a dois jogos. O Casa Pia tem de pagar 14 mil euros de multa e perde seis pontos, numa altura em que luta por um lugar no play-off de campeão.

Para além disso, o denominado treinador principal, José da Paz, é multado em 1200 euros e ficará suspenso por quatro meses.

Neste domingo, foi ainda José da Paz quem orientou o Casa Pia na vitória [3-2] sobre o Real, de Massamá, uma vez que o castigo só conta a partir do primeiro dia útil após a notificação. Já Rúben Amorim não esteve presente.

O antigo internacional português terá de pagar 2600 euros de multa, ficará suspenso por três meses e, mais do que isso, não poderá ser inscrito como treinador durante um ano, de acordo com a decisão do Conselho de Disciplina.

Com a vitória deste domingo sobre, o Casa Pia chegaria aos 36 pontos e ficaria a três do líder Praiense. No entanto, com a subtração dos seis pontos, o Casa Pia cai dos lugares de subida e ficará no quarto lugar, atrás de Praiense, Oriental e do adversário deste domingo, o Real.

A decisão do Conselho de Justiça é passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto, algo que o Casa Pia anunciou ir fazer.