O Gondomar SC, um dos 80 clubes participantes no Campeonato de Portugal, criticou esta terça-feira o modelo em vigor do terceiro escalão do futebol português, apelidando-o com «falência» e «urgência em ser revisto».

A equipa gondomarense, que integra a série B, fala na falta de «oportunidade de lutar pela subida de divisão» à II Liga para todos os segundos classificados – apenas três destes seguem para essa luta.

Isto porque, nesta altura, a série B é, a cinco jornadas do final da primeira fase, a que tem o pior dos cinco segundos classificados das séries A à E. O Gondomar, atual terceiro classificado com 44 pontos, está a um de Sp. Espinho e Felgueiras, mas a luta pela subida parece matematicamente reduzida ao primeiro lugar neste grupo.

O clube queixa-se ainda de que «apenas» duas de 80 equipas poderão subir à II Liga.

Note-se que o Campeonato de Portugal sofreu uma alteração no modelo competitivo para 2017/18. Entre as principais alterações em vigor esteve a divisão dos 80 clubes em cinco séries de 16 equipas, com os vencedores das cinco séries e os três melhores dos cinco segundos classificados a seguirem para o play-off de subida. Além disso, as seis últimas de cada série descem diretamente às divisões distritais. A série B é a única que ainda não tem clubes garantidos na fase de subida ou despromovidos.