O Beira Mar vai descer ao Campeonato Nacional de Seniores, apesar de ter terminado na décima posição, e portanto na primeira metade da classificação, enquanto o Atlético foi repescado e se mantém na II Liga, apesar de ter terminado em posição de descida, no antepenúltimo lugar.

A decisão foi confirmada pela Liga de Clubes num comunicado publicado no site oficial.

No referido comunicado, a Comissão Executiva da Liga explica que decidiu «não admitir a candidatura à participação no campeonato da II Liga na época desportiva 2015/16 apresentada pelo Sport Clube Beira Mar com base nos fundamentos aduzidos no parecer da Comissão de Auditoria».

Recorde-se que o Beira Mar tinha anunciado em comunicado que a candidatura à II Liga tinha sido entregue em tempo útil, depois de liquidados os ordenados em atraso a vários jogadores no valor de 90 mil euros, através de duas transferências de 45 mil euros cada para o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.

A Comissão de Auditoria, no entanto, considerou que o Beira Mar não tinha cumprido os requisitos, particularmente por falta das certidões de inexistência de dívidas à Segurança Social e/ou ao Fisco.

Perante isto, a inscrição do Beira Mar não foi admitida e o clube foi relegado para fora das competições profissionais: isto é, foi relegada para o Campeonato Nacional de Seniores.

Já o Atlético consegue pelo segundo ano consecutivo a permanência na II Liga pela via administrativa: já na época anterior tinha garantido a continuidade na prova através do alargamento da II Liga, depois de ter ficado em último lugar do respetivo campeonato.