O Egipto, anfitrião da CAN-2006, estreou-se na competição com uma vitória confortável sobre a Líbia (3-0) no jogo de abertura no Estádio Internacional do Cairo, destacando-se no comando do Grupo A que conta ainda com as selecções da Costa do Marfim e de Marrocos.
Os «Faraós», que apostam forte na competição depois de terem falhado a qualificação para a fase final do Campeonato do Mundo, assumiram o comando do jogo desde o primeiro minuto e chegaram ao intervalo a vencer por 2-0. Mido abriu o marcador, aos 18 minutos, com uma cabeçada, na sequência de um pontapé de canto, enquanto Mohamed Aboutraika, o «Beckham do Egipto», aumentou a vantagem, quatro minutos depois, na marcação de um livre directo.
A Líbia esboçou uma ligeira reacção, mas o Egipto geriu muito bem a vantagem, continuando a destacar-se como a equipa mais perigosa em rápidos contra-ataques. A quinze minutos do final, Barakats entrou na área líbia e foi derrubado pelas costas pelo guarda-redes que acabou por ser expulso por contestar a evidente grande penalidade. Mido ainda permitiu a defesa do guarda-redes suplente, mas Ahmed Hassan foi mais rápido do que os defesa líbios e ampliou a vantagem para 3-0.
A CAN-2006 prossegue este sábado com mais três jogos, incluindo a estreia de Angola que defronta os Camarões em jogo do Grupo B.
Jogos deste sábado:
Marrocos-Costa do Marfim
Camarões-Angola
Togo-RD Congo