A Costa do Marfim qualificou-se nesta sexta-feira para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações. Os adversários de Portugal no Mundial-2010 bateram o Gana, por 3-1, no primeiro jogo grande do CAN e, mesmo não jogando na terceira jornada, estão na fase seguinte.
Veja a classificação
Num grupo reduzido a três por desistência do Togo, costa-marfinenses e ganeses jogavam o apuramento. Uma vitória para qualquer lado garantia a qualificação, mas a pressão era maior para a Costa do Marfim, uma vez que, em caso de derrota, ficavam dependentes dos acontecimentos da partida entre Gana e Burkina Faso.
Frente a um onze ganês baseado na selecção de sub-20, e no qual não figurava Michael Essien, que começou no banco, os Elefantes foram ligeiramente superiores no primeiro tempo, fruto de um período de dez minutos de domínio. Foi nessa fase que surgiu o 1-0.
Num contra-ataque, Yaya Touré serviu Kalou que, na direita, cruzou ara Gervinho encostar para o golo, no centro da área. A Costa do Marfim colocava-se em vantagem, mas até final do primeiro tempo o Gana deu sinais positivos para a segunda parte.
Finalmente, Drogba
Essien e Gyan entraram nas «Estrelas Negras», que começavam a ameaçar a baliza de Barry. A Costa do Marfim desorganizava-se. As 56 minutos, Eboué, do Arsenal, teve entrada duríssima sobre o ganês Opoku. O lateral-direito da Costa do Marfim viu o primeiro cartão vermelho da prova e deixava os «Elefantes» com dez elementos.
Dois minutos depois, o Gana enviou uma bola ao poste, por Amoah. Seria (quase) o último grito ganês, uma vez que Tiene, de livre, apontou um dos melhores golos do CAN-2010 e resolveu o encontro para uma Costa do Marfim que esteve longe de encantar e que teve na velocidade de Kalou e Gervinho as principais armas, com a defesa a mostrar-se, por vezes, permeável.
Drogba foi uma sombra de si mesmo até aos instantes finais, quando fez o 3-0, de cabeça, após um trabalho excelente de Kader Keita, na esquerda. O ponta-de-lança do Chelsea estreou-se a marcar no CAN-2010 e só não fixou o resultado porque Gyan, de penalty, reduziu para o Gana.
Com este resultado, os Elefantes qualificam-se, enquanto o Gana discute o apuramento com o Burkina Faso, de Paulo Duarte. O treinador português necessita apenas de um empate para seguir em frente.
Eis as equipas:
COSTA DO MARFIM: Boubacar Barry; Emmanuel Eboue, Siaka Tiene, Kolo Toure e Soulemane Bamba; Didier Zokora, Yaya Toure (Fae, 70) e Cheik Tiote; Salomon Kalou (K. Keita, 84), Gervinho (Demel, 60) e Didier Drogba.
GANA:Richard Kingson; Samuel Inkoom, Isaac Vorsah Eric Addo e Ibrahim Ayew; Emmanuel Agyemang-Badu, Moussa Narry (Essien, 46), Opoku (Afful, 77) e Andre Ayew (Gyan, 46); Mathew Amoah e Asamoah.
Marcadores: 1-0, por Gervinho, 23; 2-0, por Tiene, 66; 3-0 por Drogba, 90; 3-1, por Gyan, 90 g.p.
Veja o resumo do jogo: