Angola seguiu as pisadas de Cabo Verde e também garantiu a qualificação para a fase final da Taça das Confederações Africana (CAN), que vai decorrer, no início de 2013, na África do Sul. Depois da derrota no Zimbabwe (1-3), os Palancas Negras viraram a eliminatória, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, com dois golos madrugadores de Manucho.
Cabo Verde apura-se para a fase final pela primeira vez
Sem tempo a perder, Angola precisou apenas de dois jogadores e sete minutos para contornar o resultado negativo que tinha trazido de Harare. Logo aos 4 minutos, canto de Djalma e cabeçada de Manucho para o primeiro golo. Três minutos depois, novo cruzamento de Djalma e nova cabeçada de Manucho.
Depois foi gerir a vantagem, sempre com Djalma em plano de destaque. Já na segunda parte, Mateus esteve muito perto de aumentar a vantagem, mas os angolanos ainda sofreram, nos últimos instantes, na defesa do precioso resultado que abre as portas da competição que vai decorrer na África do Sul.
Será a sétima participação de Angola, desta vez comandada pelo uruguaio Gustavo Ferrin, numa fase final da CAN.
Já o Gabão, orientado pelo português Paulo Duarte, perdeu hoje no Togo por 1-2 e ficou afastado da fase final, depois de ter empatado 1-1 na primeira mão.