Gana e Mali confirmaram o favoritismo para a ronda inaugural do grupo D do Campeonato Africano das Nações (CAN). As duas equipas venceram pela margem mínima (1-0), frente a Botswana e Guiné Conacri, respectivamente.

A selecção ganesa, única em prova das semifinalistas da última edição, jogou primeiro. O único golo do jogo foi marcado pelo defesa do Lyon John Mensah, ao minuto 25. O mesmo jogador viria a ser expulso com vermelho directo aos 66 minutos, depois de travar a marcha a um avançado do Botswana que seguia isolado para a área.

CAN2012: calendário e resultados

Apesar da superioridade numéria a frágil selecção do Botswana não conseguiu chegar ao empate.

Depois foi a vez do Mali somar os primeiros três pontos na prova, com um tento solitário de Bakaye Traoré, jogador do Nancy, de França. Uma «bomba» de fora da área que só parou no fundo da baliza da Guiné Conacri.

O vimaranense NDiaye foi titular na selecção maliana.

Os guineenses pressionaram bastante na etapa complementar, poderiam até ter conseguido o empate, mas a selecção do Mali, orientada pelo francês Alain Giresse, segurou a vantagem e ganhou algum conforto na luta pelo apuramento. Na próxima ronda, o Mali enfrenta o Gana, num duelo entre as duas equipas vencedoras da primeira ronda.