Veja o vídeo
A selecção do Togo foi atacada nesta sexta-feira quando se deslocava para Angola, para participar na Campeonato Africano de Nações (CAN). O ataque foi efectuado a tiros metralhadora, na fronteira de Cabinda com o Congo, por rebeldes da FLEC (Frente de Libertação do Estado de Cabinda).
Até o momento, foi confirmada a morte do motorista do autocarro e ferimentos em onze elementos da comitiva. Raul Danda, deputado independente eleito nas listas da UNITA, revelou que entre esse onze feridos, seis são feridos graves: dois cabindas, três jogadores e um médico.
Governo angolano garante realização da CAN
Rodrigues Mingas, secretário-geral da FLEC, explicou o ataque. «Lamentamos que o autocarro do Togo tenha sido atingido. Nós não atacamos deliberadamente um autocarro cheio de jogadores. Podia ser igualmente o autocarro da Costa do Marfim, ou um autocarro vazio. Estamos em guerra, todas as manobras são permitidas. Angola quer acreditar em paz efectiva em Cabinda, mas isso não acontece», disse
«Fomos atacados como cães», diz jogador
Em declarações à cadeia de televisão francesa Infosport. Thomas Dossevi, avançado do Nantes, contou que a comitiva viveu momentos dramáticos. «Fomos metralhados como cães. Eles estavam armados até aos dentes... estivemos 20 minutos deitados por baixo dos assentos do autocarro», disse.
Dossevi explicou que, perante este ataque, a equipa pondera não disputar o CAN-2010: «Ninguém pensa jogar, não estamos capazes, pensamos acima de tudo na saúde dos feridos, porque havia muito sangue no chão. Não temos mais notícias, a não ser que foram transportados ao hospital.»
Jogo dos Astros adiado devido ao ataque
O Togo está incluído no Grupo B, o mesmo da Costa do Marfim, adversária de Portugal no Mundial, do Burkina Faso, orientado pelo português Paulo Duarte, e pelo Gana. Adebayor, jogador do Manchester City e grande estrela da equipa, saiu ileso do incidente.
As quatro selecções irão jogar no enclave de Cabinda, uma das províncias mais ricas de Angola, devido ao petróleo. No entanto, tem sido foco de tensão entre os separatistas da Frente de Libertação do Estado de Cabinda e o Governo de Luanda.
Entretanto, o Jogos dos Astros, que reúne Pelé, Eusébio, Figo, Rui Costa e outros, foi adiado de sábado para terça-feira, na sequência deste caso. A partida será realizada no Estádio da Cidadela, em Luanda.