A Colômbia, seleção orientada pelo português Carlos Queiroz, teve uma entrada de sonho na Copa América, ao vencer a Argentina por 2-0, em Salvador da Bahia. Renzo Saravia, reforço já anunciado pelo FC Porto, foi titular na «albiceleste».

A primeira parte não teve golos, mas viu-se um ligeiro ascendente dos «cafeteros», que até podiam ter aproveitado um mau passe do guarda-redes Franco Armani para o ex-portista Nico Otamendi, mas Falcao e James, que também jogaram de dragão ao peito, não conseguiram o remate.

Na segunda parte, já com Rodrigo de Paul no lugar do ex-benfiquista Angel di María, a Argentina apresentou melhorias, mas isso acabou por dar espaço para que a Colômbia explorasse a transição.

Foi assim que nasceram os dois golos da seleção de Queiroz. O primeiro da autoria de Roger Martínez, que passou por Saravía e bateu Armani com um remate cruzado, forte e colocado (71m). Depois, a quatro minutos do fim, o recém-entrado Duván Zapata sentenciou o encontro ao surgir na área para desviar um cruzamento de Lerma.

Há quarenta anos que a Argentina não entrava a perder na Copa América, e só duas seleções conseguiram o título após entrar com o pé esquerdo.

De referir ainda que os sportinguistas Marcos Acuña (Argentina) e Cristián Borja (Colômbia) não saíram do banco.