Iker Casillas voltou a defender uma grande penalidade marcada por Etoo, repetindo o feito que já tinha protagonizado, no último sábado, na vitória do Barcelona sobre o Real Madrid (2-0). Desta vez a defesa do internacional espanhol ao pontapé do camaronês decorreu sem qualquer pressão, numa iniciativa de solidariedade com o objectivo de recolher 200 mil euros para a reconstrução de um hospital em Selengue, no Mali, vocacionado para o combate ao flagelo da malária.
Casillas e o tenista Rafa Nadal foram os cabeça-de-cartaz da iniciativa que decorreu no Palácio dos Desportos, em Madrid, reunindo um conjunto de amigos para uma série de competições, incluindo uma prova de kart, uma partida de ténis e um jogo de futebol. Além dos dois chefes de equipa, compareceram ainda Etoo (Barcelona), Raul (Real Madrid), Marcos Senna (Villarreal), Cazorla (Villarreal), Kanouté (Sevilha), Sérgio Ramos (Real Madrid), todos do futebol, além de Fernando Alonso (piloto de Fórmula 1), Jorge Lorenzo (piloto de 250cc), Álvaro Bautista (piloto de 125cc), Carlos Sainz (piloto de rali) e Dani Sordo (piloto de rali).
Uma tarde em cheio a começar com uma animada corrida e karts que teve a particularidade de colocar na mesma pista Fernando Alonso e Carlos Sainz, mas Dani Sordo meteu-se no meio e acabou por se destacar como primeiro classificado, oferecendo o primeiro ponto à equipa de Casillas.
O duelo prosseguiu na especialidade de Nadal, com quatro partidas de ténis, a valerem um ponto cada, com a chegada de vários tenistas de nomeada a reforçarem as equipas: Ferrero, Feliciano López, Ferrer, Djokovic e Móya. No final registou-se um empate (2-2), com Casillas a prosseguir em vantagem no conjunto das provas (3-2).
Faltava o último desafio, um jogo de futebol de cinco para cinco num campo de dimensões reduzidas, com relva artificial, em que cada golo valia um ponto e com Casillas e Nadal à frente de cada uma das balizas. A equipa de Casillas reforçou a vantagem, mas Etoo levou o jogo a sério e, com dois golos a favor dos amigos de Nadal, manteve o equilíbrio.
Foi então que aconteceu o momento da noite, a reedição da grande penalidade do passado sábado, depois de Alonso ter feito falta sobre o camaronês. Etoo marcou à primeira, mas o árbitro anulou o golo e mandou repetir, para Casillas defender e lançar Sérgio Garcia para mais um golo. O jogo prosseguiu com muitos momentos de boa disposição (menos para um fotógrafo atingido por um remate de Ferrero), com o resultado final a fixar-se em 14-11 para a equipa de Casillas.
O vencedor era o menos importante, uma vez que o objectivo prioritário é a recolha dos 200 mil euros até ao final do ano para a reconstrução do referido hospital no Mali.