A FIFA pode estender as sanções impostas pelo TAS (Tribunal Arbital do Desporto de Lausanne) e pela federação itialian em matéria de manipulação de jogos. 

A 28 de maio passado, o TAS baniu o jogador maltês Kevin Sammut de todas as atividades relacionadas com futebol num período de dez anos, na sequência de procedimentos disciplinares da UEFA em processos relacionados com jogos combinados, numa partida de qualificação para o Euro-2008, disputada em 2007. 

A 7 de maio, o comité disciplinar da federação italiana suspendeu o ganês Edusei de todas as atividades relacionadas com o futebol por três anos e meio, em processo de jogos combinados, na série B italiana, em 2009.

Mas em ambos os casos o comité disciplinar da FIFA decidiu estender as sanções para que haja efeito global, atendendo ao artigo 78, parágrafo 1 (c) e ao artigo 136 do Código Disciplinar da FIFA. As federações nacionais atingidas por ambos os casos já foram notificadas pela FIFA, pelo que a extensão dos dois castigos depende agora, apenas, da sua publicitação. 

Recorde aqui e aqui o caso que envolveu o jogador maltês.