A Comissão Disciplinar da Liga determinou a suspensão por 40 dias de Rui Costa, director desportivo da Benfica SAD, na sequência dos incidentes ocorridos no jogo entre o Sp. Braga e o Benfica, relativo à 9ª jornada. O dirigente do futebol encarnado foi também castigado com multa de 1250 por ofensas a João Gomes, director-geral da SAD bracarense. O clube da Luz já anunciou que vai recorrer do castigo.
Nas deliberações do plenário da última quarta-feira, a CD da Liga puniu também Rui Costa e João Gomes com multa de 500 euros, por violação do artigo relativo a «acesso e permanência no recinto de jogo e balneários».
A SAD do Benfica anunciou esta tarde que Rui Costa vai recorrer para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol do castigo, fundamentando da seguinte forma a decisão: «A decisão é tanto mais surpreendente quando se verifica que aquela que era a principal testemunha indicada pelo participante, o presidente do Sporting de Braga, pese embora convocada por diversas vezes, mostrou-se indisponível para prestar o seu depoimento não corroborando, assim, a tese do seu funcionário. As demais testemunhas arroladas, que indiciavam independência e isenção no seu depoimento, os agentes da Polícia de Segurança Pública de serviço, acabaram por não ser inquiridas porquanto o participante, por via de requerimento, veio a prescindir da sua inquirição.»
Por sua vez, Carlos Freitas, director desportivo do Sp. Braga, SAD, foi também punido com 45 dias de suspensão e multa de 1500 euros, por «lesão da honra e reputação» da CD da Liga e do seu presidente, Ricardo Costa, em declarações publicadas em vários órgãos de Comunicação Social, na sequência dos castigos aplicados a Vandinho e Mossoró.
Das restantes decisões do CD da Liga, refira-se que o Marítimo foi multado em três mil euros devido à presença irregular de Mitchell Van der Gaag no banco de suplentes, no seu jogo de estreia com a Académica, e o U. Leiria foi punido com mil euros de multa, devido à presença de duas pessoas não autorizadas no túnel de acesso aos balneários, no U. Leiria-Nacional.
António Silva Gomes, presidente do Penafiel (II Liga) foi castigado com 50 dias de suspensão e 750 euros de multa por ofensas ao árbitro do jogo Penafiel-Freamunde.