A Confederação Brasileira de Futebol confirmou nesta tarde de quarta-feira, através do seu diretor de competições, Virgílio Elísio, que o Flamengo e a Portuguesa cometeram irregularidades, ao utilizarem os jogadores André Santos e Heverton, respetivamente.

O caso foi entregue ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva brasileiro, órgão que poderá determinar perda de pontos para as duas formações.

Em ambos os casos, isso terá consequências muito significativas a níves desportivo, porque tanto Flamengo como Portuguesa cairão para lugares de despromoção, tendo, assim, como destino a descida na secretaria.

O Flamengo utilizou André Santos frente ao Cruzeiro, depois de o lateral ter sido expulso na Taça do Brasil e ter sido julgado na sexta-feira anterior à ronda final do Brasileirão.

A Lusa utilizou Heverton na última ronda, também de modo irregular.

«É uma comunicação de rotina. Não há hipótese de engavetarmos. Qualquer que seja o clube'. É o nosso dever de casa, confirmamos os dois casos. Agora, cabe ao tribunal julgar o mérito», explicou Virgílio Elíso em declarações ao «blog do Rodrigo Mattos», do UOL Esporte.

Se a Portuguesa perder quatro pontos, desde de divisão e salva o Fluminense, despromovido dentro do campo. No caso do Flamengo, só descerá se a Portuguesa não perder quatro pontos.