Os sobreviventes da equipa do Celtic Glasgow que venceu a Taça dos Campeões Europeus em 1967 estão em Lisboa a convite da UEFA para assistir à final da Liga dos Campeões.

John Clark, médio esquerdo da equipa que há 47 anos derrotou o Inter Milão no Estádio Nacional, mantém presente na memória o dia em que o clube escocês conquistou o primeiro e, até agora, único título europeu do seu palmarés. «Ficámos instalados no Estoril e não havia adeptos ali, não víamos ninguém, por isso achávamos que ia estar pouca gente. Quando chegámos ao estádio e vimos aquela massa verde a apoiar-nos, foi incrível. Foi um momento muito especial», disse à agência Lusa.

Outra das glórias presentes foi o antigo lateral Jim Craig, que afirmou não haver comparação entre os ambientes da final de 1967 com a desta noite, que opõe o Real ao Atlético Madrid. «Estávamos no Estoril e então era bem mais calado. Ontem à noite estivemos num restaurante com adeptos do Real e do Atlético, num barulho ensurdecedor».

No domingo, a comitiva da equipa escocesa irá revisitar o Estádio do Jamor, onde venceram o Inter Milão por 2-1, com golos de Tommy Gemmell e Stevie Chalmers, e de onde saíram com a alcunha de «Lisbon Lions».

Dos onze jogadores que ergueram o troféu em 1967, quatro já faleceram.