O programa foi apresentado por Ernesto Ferreira da Silva, presidente da Comissão Organizadora do Centenário (COC), que contou com a companhia de Dias da Cunha (presidente do Conselho Directivo), Galvão Teles (presidente da Assembleia Geral) e Carlos Barbosa da Cruz (vice-presidente da COC).

As comemorações arrancam no próximo dia 1 de Julho com um mega-jantar, alusivo ao 99º aniversário dos leões, em pleno relvado do Estádio de Alvalade aberto a todos os sócios e adeptos do Sporting, mas a festa do centenário só começará oficialmente a partir da meia-noite, facto que vai ser assinalado com um espectáculo de fogo de artifício e a ligação do countdown que assinalará os dias que faltam para os cem anos.

Abertas as comemorações, o Sporting tem previsto inúmeras actividades que vão ser divulgadas mês a mês ao longo da época.

Algumas das iniciativas inseridas nas comemorações do centenário do Sporting:

- Jogo de apresentação aos sócios com um adversário ainda a designar, já com os novos equipamentos (princípio de Agosto).

- Constituição de uma comissão de honra com cem personalidades sportinguistas: os nomes de Jorge Sampaio, D. José Policarpo e de Luís Figo já estão confirmados.

- Colocar um busto de Joaquim Agostinho, antigo ciclista do Sporting, na 17ª curva do mítico Alpe d¿Huez, que já conta com o seu nome, na Volta à França.

- Criação da praça das estrelas ou da praça dos campeões, no actual átrio das palmeiras, com placas alusivas a cem figuras que serviram o clube no último século.

- Enterrar uma «cápsula do tempo» no relvado de Alvalade, com vários artigos e documentos ligados à história do clube, que será aberta por altura das comemorações do segundo centenário do clube, em 2106.

- Desejo de que a Volta a Portugal em bicicleta termine perto do Estádio de Alvalade.

- Pretensão de colocar a bandeira do Sporting ou a do centenário no monte Everest numa expedição aos Himalaias (ainda em fase de estudo).

- Meeting de atletismo no Estádio de Alvalade.

- Sarau de ginástica.

- Torneios de futsal e de andebol.

- Actividades musicais com destaque para o concerto dos U2 marcado para 14 de Agosto.

- Exposições de fotografias relativas ao clube.

- Concursos sobre a cultura do Sporting.

- Concerto de Natal.

- Criação de um hino do centenário (a cargo de Miguel Ângelo, dos Delfins).

- Lançamento de vários produtos alusivos ao centenário.

- Reestruturação da megastore com decoração alusiva ao centenário.

- Criação de sub-site, dependente do site oficial do clube, com informação sobre o programa do centenário.

- Negociações com uma estação de televisão para a transmissão das principais actividades ligadas ao centenário.

- Visitas sociais a hospitais e escolas.

- Actividades florestais com o objectivo de «pintar o país de verde».

- Criação de uma lotaria e de uma «raspadinha» alusivas ao centenário (em fase de estudo com a Santa Casa da Misericórdia).

- Doze conferências e debates sobre o passado, presente e futuro do clube com moderadores convidados.

- Debates dobre medicina desportiva.

- Actividades institucionais à volta do simbolismo do número cem.

- Torneios na Academia de Alcochete com as equipas dos escalões de formação.

- Torneio de futebol (triangular ou quadrangular) com a equipa principal do Sporting no final da época (antes ou depois do Mundial-2006).

- Grande marcha popular no dia do centenário, a 6 de Julho, com partida do Marquês do Pombal ou dos Restauradores até ao Estádio de Alvalade.