O espanhol Borja Valero vai continuar a jogar futebol, apesar de ter pendurado as botas há cerca de mês e meio. O médio, que jogou na Fiorentina na última época e que passou ainda por Real Madrid, Inter, Villarreal e West Brom, vai agora jogar no Centro Storico Lebowski, uma equipa que milita na sexta divisão do futebol italiano e que já mereceu reportagem do Maisfutebol: «Big Lebowski chega ao Calcio: 'Somos um microcosmos'».

Em julho, a Fiorentina não renovou o contrato com o jogador. Apesar de se ter desvinculado do clube, Borja não perdeu a ligação emocional com Florença, de tal forma que quis continuar a viver na cidade italiana. O Centro Storico Lebowski sonhou com a possibilidade de ter o jogador a vestir as suas cores e o sonho tornou-se realidade.

Mas o clube, que ficou famoso nas redes sociais pelos vídeos cómicos que publica e pelas ações sociais que promove, tem uma particularidade: é gerido pelos adeptos. Fundado em 2010, o Centro Storico Lebowski tem no comando cerca de mil sócios que tratam de toda a atividade do clube. Conta ainda com uma equipa feminina e com uma escola de futebol gratuita para os jovens da região. Enraizado nos princípios do passado, o Centro Storico Lebowski repudia publicamente o chamado «futebol moderno» e vê em Borja um jogador à imagem dos seus ideais.

O jogador de 36 anos contou ao La Nazione que aceitou o desafio por se identifcar com os valores do clube, principalmente com «a organização, a formação de atletas e o compromisso com as questões ambientais». 

O anúncio ainda não foi feito, mas o clube lançou no Instagram um vídeo de um conjunto de adeptos a entoarem cânticos do clube nas bancadas do estádio, sendo visível a presença de Borja Valero no meio da multidão.

Apesar de uma carreira no mais alto nível do futebol mundial, Borja aceitou descer ao sexto escalão do futebol de Itália para continuar a jogar na cidade italiana. Neste caso, será difícil dizer se o amor pelo futebol é maior que o amor por Florença.