O F.C. Porto recebeu quase 19 milhões de euros pela participação na Liga dos Campeões 2009/10. A UEFA revelou os pagamentos aos emblemas que disputaram a prova na temporada passada: o Inter, na altura de José Mourinho, foi a equipa que mais dinheiro recebeu.

A participação do F.C. Porto em milhões resume-se assim: 7,1 milhões só de acesso à prova, divididos num bónus de participação (3,6) e de um bónus de jogos (3,3). Ou seja, estes 3,3 milhões correspondem à disputa de seis jogos de grupos. É isto, por exemplo, que o Sp. Braga vai receber se se qualificar nesta terça-feira para a fase de grupos.

Saiba quanto receberam Benfica, Sporting e Nacional

Depois, os dragões conseguiram 3,2 milhões de euros pelo desempenho apenas e só na fase de grupos: 800 mil euros por vitória, metade por empate. A estes juntam-se mais três milhões pela passagem aos oitavo-de-final, fase em que foi eliminado pelo Arsenal.

Por fim, há ainda 5, 434 milhões pagos pela UEFA que têm a ver com o mercado televisivo e outros factores. A entidade europeia paga um valor proporcional ao mercado de TV de cada país que um clube representa.

Quer isto dizer que o F.C. Porto recebeu de acordo com o mercado português, enquanto o Inter, por exemplo, recebeu tendo conta o italiano: daí a diferença entre os 5,5 milhões que os portistas receberam neste capítulo e os 19,5 dos campeões europeus.

Deste modo, e tendo em conta os números da Liga Europa, a receita azul e branca nas competições europeias será bem menor que a da época anterior.

Inter, Bayern e Manchester United no topo

No topo da lista de pagamentos da UEFA aparece o Inter . O campeão europeu recebeu, como se disse, 48, 759 milhões; o vice-campeão Bayern Munique teve direito a 44, 862 milhões, enquanto o Manchester United recebeu mais: 45, 811 milhões, em muito devido ao tal mercado televisivo, aliado a outros factores.

Ninguém foi tão bem pago neste capítulo como o ManU, que recebeu quase 29 milhões de euros, seguido do Liverpool que atingiu quase os 20 milhões.

O mais mal pago foi o Debreceni, da Hungria, que «só» conseguiu nove milhões. No total, a UEFA distribuiu 746,400,000 milhões pelos participantes na Champions League passada.