Os desacatos antes do Benfica-Dínamo Kiev de quarta-feira, para a Liga dos Campeões, resultaram em 54 detenções, confirmou esta quinta-feira, em nota oficial, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

Os detidos são suspeitos «do crime de participação em rixa» e são presentes «às autoridades judiciárias competentes, no Tribunal do Campus da Justiça», refere a PSP. A comparência dos detidos estava agendada para as 10 horas.

«Antes do início da partida, nas imediações do Estádio da Luz, ocorreu uma desordem entre alegados adeptos das equipas intervenientes, tendo sido rapidamente acionadas várias equipas para reforço do efetivo presente na área, a fim de cessar a alteração da ordem pública e proceder à identificação dos intervenientes. No momento da intervenção, os polícias foram alvo de arremesso de várias pedras, garrafas e tochas, sendo necessário recorrer aos meios coercivos para cessar com os confrontos», refere a PSP, que «face ao escalar dos confrontos entre os adeptos e consecutiva confrontação para com a atuação policial, a fim de se preservar a integridade física dos polícias e de terceiros», efetuou mesmo «17 disparos de arma de fogo para o ar» para prosseguir com a «detenção dos intervenientes».

Os 54 detidos são «alegados adeptos do clube visitante», sendo que «prosseguem diligências para identificar outros intervenientes, que não foi possível deter no local».

Na mesma nota, a PSP dá conta de «comportamentos que indiciam que o encontro entre os diferentes grupos tenha sido previamente combinado. Dos detidos, 13 apresentaram ferimentos que careceram de tratamento médico, tendo havido ainda um polícia ferido sem gravidade», notam.

Em campo, o Benfica venceu o Dínamo, por 2-0, beneficiando da derrota do Barcelona ante o Bayern Munique para apurar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões.