O FC Porto somou esta quarta-feira a primeira derrota no Grupo G da Youth League: e logo uma pesada derrota (0-3) e logo em casa, no Centro de Treinos do Olival, e logo com o mais direto perseguidor, o Club Brugge, que está agora a apenas dois pontos de distância.

Os dragões, recorde-se, chegaram a esta partida com três vitórias em três jogos e já a poder segurar o primeiro lugar do grupo, o único que garante o apuramento direto para os quartos de final da competição.

No entanto, e com esta derrota, o FC Porto deixou tudo em aberto no Grupo G: lidera com 9 pontos, mas o Club Brugge tem 7, quando faltam duas jornadas para o fim desta fase de grupos.

A vitória começou a ser construída aos 20 minutos, por Osei-Berkoe, que finalizou à boca da baliza um cruzamento de Vlietinck.

O mesmo Osei-Berkoe esteve logo a seguir, aos 23 minutos, muito perto de bisar, numa jogada em tudo semelhante: Vlietinck cruzou da direita, Vanhaecke desviou ao primeiro poste e o extremo esquerdo finalizou por cima da barra a dois metros da baliza. O Brugge continuou a ameaçar e aos 30 minutos acertou na trave, num remate de Vanhaecke, após passe da direita (sempre pela direita) de Lynen.

Por isso foi sem surpresa que Osei-Berkoe voltou a marcar, aos 35 minutos, quando recebeu a bola no meio-campo ofensivo, correu até entrar na área, fletiu para o centro tirando Diogo Queirós da frente e rematou em jeito, ao ângulo, para um belo golo que fez o 2-0.

Os dragões, refira-se, só estiveram perto do golo uma vez durante toda a primeira parte, mas o remate de João Cardoso saiu a rasar o poste. Já no segundo, e na sequência de um canto, o central Diogo Queirós cabeceou ao lado.

A segunda parte, refira-se, foi praticamente toda do FC Porto, que voltou a ameaçar aos 59 minutos: Diogo Dalot cruzou da direita e Moreto Cassamá finalizou num pontapé acrobático por cima da barra, quase fazendo um golaço.

Depois disso os dragões acertaram duas vezes nos ferros. Primeiro foi Rui Pedro e depois foi Diogo Dalot, sendo que em ambas o guarda-redes Teunckens ainda desviou contra a trave.

Até que aos 86 minutos o Club Brugge chegou ao terceiro golo: Van Landschoot cruzou da esquerda e Schrijvers finalizou de cabeça dentro da área.

O melhor que o FC Porto fez, portanto, foi reduzir já nos descontos, num belo golo de Rui Pedro: o avançado apontou o sexto golo nesta Youth League, sendo o melhor marcador da competição.

Onzes oficiais

FC PORTO: Diogo Costa; Diogo Dalot, Diogo Queirós (Yan, 76m), Jorge Fernandes e Reabciuk; Paulo Estrela, Moreto Cassamá e Abou (António Nascimento, 82m); Bruno Costa, Rui Pedro e João Cardoso (Madi Queta, 59m).

Suplentes: Ricardo Silva, Diogo Casimiro, João Lameira e Idrisa Sambu.

CLUB BRUGGE: Teunckens; Schrijvers, Verburgh, Lemoine (Tanghe, 62m) e Touba; Lynen, Van Landschoot e Ito; Vlietinck, Vanhaecke (Van Vaerenbergh,66m) e Osei-Berkoe ( Cornette, 75m).

Suplentes: Gabriel, Peeters, Nuyts e Baiye.

GOLOS:  Osei-Berkoe (20m e 35m), Schrijvers (86m) e Rui Pedro (90m).