Portugal com três equipas entre as 32 que começam nesta terça-feira a corrida da Liga dos Campeões. É a quinta vez que acontece e a história diz que, quando assim é, passa o FC Porto e os outros ficam pelo caminho. Foi assim nas quatro edições anteriores que tiveram um trio nacional na fase de grupos.

O sorteio também deixou a ideia de que é o FC Porto quem tem o caminho mais acessível. E que o Sporting está no outro extremo, com o Benfica, o primeiro a entrar em campo, já nesta terça-feira frente ao Besiktas, algures no meio.

O palco de luxo da ronda está reservado para o Sporting, que começa no Santiago Bernabéu. O leão será o primeiro obstáculo do Real Madrid na campanha de Cristiano Ronaldo e companhia para tentar conseguir algo inédito: revalidar o título. Desde 1992/93, desde que a primeira competição europeia de clubes passou a chamar-se Liga dos Campeões, nenhum clube foi campeão da Europa duas vezes seguidas. Independentemente de ciclos de domínio, que os houve ao longo deste tempo, uma espécie de maldição que persiste.

Além do Real Madrid, a Champions que agora começa tem como favoritos os suspeitos do costume, à cabeça Bayern Munique e Barcelona, por sinal duas equipas que passaram esta época a ter jogadores portugueses, Renato Sanches no campeão alemão e André Gomes nos catalães. E não tem dois dos gigantes do futebol europeu, Manchester United e Chelsea, por culpa dos maus campeonatos que fizeram na época passada.

Há jogadores portugueses em clubes com mais ambições, em contrapartida a representação de treinadores lusos é este ano menor, ela que já chegou a ser de seis técnicos. Além dos treinadores de Benfica, Sporting e FC Porto, Leonardo Jardim é o único português a orientar um clube estrangeiro. José Mourinho, por esta época, vai ter de se ficar pela Liga Europa com o United.

Fique com uma antevisão, grupo a grupo, do que esperar nesta primeira jornada.

Terça-feira, 13 setembro

Grupo A

PSG-Arsenal, 19h45

Basileia-Ludogorets, 19h45

O jogo grande da ronda é no Parque dos Príncipes onde um PSG diferente vai tentar arrancar com o pé direito. É Paris depois de Ibrahimovic e com Unai Emery no banco,uma equipa que começou a Ligue 1 bem menos dominadora do que nas épocas anteriores. A curiosidade é saber se o treinador espanhol consegue prolongar o toque de Midas da Liga Europa para o grande palco da Liga dos Campeões, ele que ganhou três vezes a segunda competição europeia com o Sevilha.

Grupo B

Dinamo Kiev-Nápoles, 19h45

Benfica-Besiktas, 19h45

A entrada em campo do Benfica, na sua sétima presença seguida na fase de grupos na prova num total de 12, mas à procura de algo inédito: os encarnados nunca passaram duas vezes seguidas aos oitavos de final. A estreia acontece na Luz, num jogo de reencontros frente à equipa que já era de Quaresma e é agora também de Talisca e Aboubakar. Num grupo que se pode tornar muito aberto, este primeiro jogo apanha o Benfica desfalcado de vários jogadores - não tem Jonas, Mitroglou, Jimenez, Jardel e nem Rafa, o mais recente reforço encarnado, além de ter Rui Vitória na bancada, a cumprir castigo. Importante desde já também o resultado do outro jogo do grupo, onde o Dínamo Kiev, onde continua Antunes, recebe um Nápoles que para já tem sobrevivido na Liga italiana à perda de Higuain e leva já nove golos marcados em três jogos na Serie A.

Leia a análise ao Besiktas

Grupo C

Barcelona-Celtic, 19h45

Manchester City-Borussia Mönchengladbach, 19h45

Um grupo com pedigree e com um clássico a abrir no Camp Nou, onde mora agora o português André Gomes. Há muita história no Barcelona-Celtic, sim, mas também claro favoritismo para os catalães, que para mais vêm de uma derrota na Liga espanhola e precisam de começar já a puxar dos galões na Champions. Expectativa também para a estreia europeia de Guardiola com o City, a ver se mantém a solidez que tem demonstrado na Premiership. Isto num grupo a aquecer, claro, para aquele que se antecipa como o ponto alto desta fase de grupos, o reencontro do Barça com Pep Guardiola: primeiro round é o Barcelona-Manchester City, a 19 de outubro, à terceira jornada.

Grupo D

Bayern Munique-Rostov, 19h45

PSV Eindhoven-At. Madrid, 19h45

A surpresa será se o jogo de Munique tiver outra história que não uma vitória tranquila do Bayern, agora também com um português nas fileiras, Renato Sanches. Os alemães defrontam os russos do Rostov, um dos dois estreantes da prova, obviamente com todas as apostas do seu lado. No outro jogo, primeiro teste ao At. Madrid, que mantém Tiago e tem também André Moreira, finalista de duas das três últimas edições da Champions, depois do mau arranque na Liga espanhola, onde só conseguiu a primeira vitória neste fim de semana.

Quarta-feira, 14 setembro

Grupo E

Tottenham-Mónaco, 19h45

Bayer Leverkusen-CSKA Moscovo, 19h45

Entrada em alta rotação em Wembley, casa provisória do Tottenham na Champions, para o Monaco de Leonardo Jardim, esta época o único treinador português num clube estrangeiro a chegar a esta fase. A equipa do Principado, onde a representação portuguesa em campo está agora entregue a João Moutinho e Bernardo Silva, chegou à fase de grupos a pulso, depois de eliminar Fenerbahçe e Villarreal, além de estar em grande na Ligue 1, nesta altura líder depois de uma clara vitória por 4-1 sobre o Lille no fim de semana.

Grupo F

Real Madrid-Sporting, 19h45

Legia Varsóvia-Borussia Dortmund, 19h45

Já se sabe, um grupo de fogo para o Sporting, que vai tentar correr por fora e meter-se no meio dos dois óbvios favoritos. Não podia começar mais intenso que isto: no Bernabéu, para o reencontro com Cristiano Ronaldo, e com o campeão europeu em título. Com o Sporting em grande no arranque da Liga, quatro vitórias em quatro jogos, é um leão motivado e cheio de caras novas aquele que estará em Madrid, com Jesus a alimentar a expectativa, quando diz que a sua equipa terá uma palavra a dizer no grupo. A acontecer a qualificação para os oitavos, seria apenas a segunda na história do leão em sete presenças na fase de grupos, depois do apuramento em 2008/09. O Borussia Dortmund, que nesta época tem o português Raphael Guerreiro, entra em campo no terreno daquela que é a equipa mais acessível do grupo.

Leia a análise ao Real Madrid

Grupo G

Club Brugge-Leicester, 19h45

FC Porto-FC Copenhaga, 19h45

O dragão, que chega aqui depois eliminar a Roma no play-off e é em teoria a equipa portuguesa com o grupo mais acessível, estreia-se em casa frente ao adversário menos cotado. Está do seu lado a obrigação de começar a confirmar desde já o favoritismo àquela que seria a sua 12ª qualificação, em 21 presenças na fase de grupos da Liga dos Campeões. No outro jogo, curiosidade em torno da estreia do Leicester, que chega aqui depois do incrível título de campeão inglês e com um sorteio «protegido» pelas alterações que deram ao campeão estatuto de pote 1, independentemente do seu ranking. A presença na Champions já é prémio para a equipa de Claudio Ranieri, mas neste grupo espera-se que não fique por aí.

Leia a análise ao Copenhaga

Grupo H

Juventus-Sevilha, 19h45

Lyon-Dinamo Zagreb, 19h45

O jogo grande será em Turim, onde o campeão italiano recebe o detentor da Liga Europa, num grupo com portugueses em quase todas as equipas. O Sevilha tem Daniel Carriço, no Lyon está Anthony Lopes e no Dinamo Zagreb Paulo Machado e Gonçalo Santos.