A reviravolta épica do Liverpool, que venceu por 4-0 em Anfield, depois de ter perdido por 3-0 em Barcelona, surpreendeu e entusiasmou o mundo do futebol. Não é todos os dias que uma equipa consegue virar uma eliminatória tão desnivelada na Liga dos Campeões, e, ainda por cima, marcar quatro golos sem resposta ao Barcelona. 

Mas, olhando para as estatísticas, o jogo foi assim tão desequilibrado que explique um 4-0 no marcador? A resposta simples é «Não», mas vamos olhar para os pormenores.

De acordo com os dados do SofaScore para o Maisfutebol, através de dados da Opta, o Barcelona teve mais posse de bola do que o Liverpool (58 por cento), mais passes precisos (479 contra 329), mais bolas longas (31 para 20), mais interceções (15 contra 11) e ganhou mais duelos (43 para 39).

Os Reds remataram mais (13 para oito), fizeram mais cruzamentos (cinco para dois), mais dribles (dez contra sete) e criaram mais grandes oportunidades (cinco do Liverpool para duas do Barcelona).

Mas, no final, o que conta mesmo são os golos e, nesse domínio, o Liverpool dominou claramente, ao marcar quatro e não sofrer nenhum.

Dados do Liverpool-Barcelona (fonte SofaScore)