A NBA comunicou nesta quinta-feira que cancelou o fim de semana All-Star em Charlotte. Na base da decisão da liga está a «Lei da casa de banho» da Carolina do Norte.

A HB2 (House Bill 2) conhecida como «Bathroom bill» não permite que transexuais utilizem a casa de banho que corresponde ao género com o qual se identificou, o que levou a uma série de protestos na comunidade e também no desporto.

«A NBA decidiu realocar o All-Star Game de 2017 de Charlotte, na esperança que o possa reagendar para 2019», lê-se no comunicado.

A liga diz que esteve a trabalhar diretamente com os Charlotte Hornets «desde março, quando a Carolina do Norte aprovou a HB2 e o caso de proteção legal para a comunidade LGBT se tornou relevante».

A NBA afirma que colaborou com o franchise, cujo dono é Michael Jordan, para «alimentar um diálogo construtivo e tentar criar mudanças positivas».

Mais à frente, a liga de basquetebol profissional norte-americana é taxativa: «Embora reconheçamos que a NBA não pode escolher a lei em cada cidade, estado e país em que fazemos negócio, não acreditamos que possamos fazer com sucesso as nossas festividades do All-Star Game em Charlotte no clima criado pela HB2.»

Numa comunicação também dirigida aos muitos fãs que tem no Estado, liga admite que Charlotte seja anfitriã do All-Star Game em 2019, «desde que haja uma solução apropriada para esta matéria».