Contratar jogadores cada vez mais jovens tem sido uma tendência cada vez mais evidente entre os grandes clubes da Europa, que procuram, desta forma, garantir talentos antes que os respetivos valores sejam inflacionados pelo mercado. Mas o Chelsea acaba de inovar neste campo ao garantir, esta quarta-feira, de uma assentada, a contratação de três irmãos que jogavam no mesmo clube.

Tratam-se dos gémeos Rio e Cole da Silva, de doze anos, e o irmão mais velho Jay, com 13, que jogavam nos escalões de formação do Luton Town desde os sete e, agora, vão integrar a academia dos «Blues».

«Isto é um acordo histórico, ver três irmãos serem transferidos em simultâneo. Depois de termos sido afastado no play-off da temporada passada, disseram-nos que os miúdos queriam procurar outras opções. Seis meses depois, estamos contentes por ter encontrado um clube que lhes serve e que reconhece o trabalho de formação do Luton», referiu Gregg Broughton, responsável pela formação do pequeno clube londrino.

Não foram adiantados os valores envolvidos no acordo mas, segundo a BBC, existe uma cláusula de compensação para o Luton caso um dos três chegue à equipa principal liderada, atualmente, por André Villas-Boas.