No dia 15 de maio Chelsea e Benfica encontram-se em Amesterdão, mas antes e depois da final a equipa londrina tem vida muito difícil.

Campeão europeu, o Chelsea ficou fora logo na fase de grupo. Caiu para a Liga Europa, o que como se viu nem foi mau de todo. O maior problema para o Chelsea é chegar a esta época sem ter garantida a presença na Champions da próxima temporada.

O Chelsea tem nesta altura 65 pontos em 34 jogos e é terceiro. O M. United já está apurado e o M. City tem 71 pontos em 34 jogos. Ambos têm pela frente quatro partidas. Benitez já não deve conseguir a segunda posição, deve antes preocupar-se em ser terceiro ou quarto, lugares que ainda permitem ir à Champions.

Mas até isso está longe de ser um dado garantido.

O Arsenal é quarto com 64 pontos em 35 jogos. O Tottenham é quinto com 62 pontos em 34 jogos.

No domingo, o Chelsea vai a casa do Manchester United (16 horas), uma boa oportunidade para avaliar com atenção o momento da equipa de Benitez.

No dia 8, novo jogo fundamental na corrida pela Champions, com o Chelsea a receber o Tottenham de Villas-Boas.

A 11, nova deslocação, agora ao terreno do Aston Villa, um dos aflitos. A 15 será o jogo com o Benfica e a 19 o último encontro na Premier League, frente a um adversário delicado, o Everton Ou seja, o Chelsea não tem menos pressão do que o Benfica e seguramente enfrentará adversários bem mais poderosos.