José Mourinho continua à espera de um avançado, sendo que o principal alvo do Chelsea é Wayne Rooney. O técnico português não referiu o nome do ainda jogador do Manchester United, mas quando questionado se existia um plano B, respondeu que «até existe plano C».

Quer isto dizer que o Chelsea deve mesmo contratar um avançado até ao fecho do mercado de transferências, seja ele Rooney ou não. «Confiamos no que temos, na juventude da equipa, mas temos condições para tentar melhorar o grupo com mais um jogador, e vamos tentar até ao fim», afirmou o técnico, em conferência de imprensa.

«Propostas oficiais não são proibidas. Ninguém te impede de tentar. E os donos dos jogadores fazem o que entenderem. Não me peçam é para falar em nomes, pois é complicado falar de jogadores de outras equipas», rematou.

Mourinho falou ainda de Frank Lampard, que esteve em destaque na vitória sobre o Hull City, em jogo da primeira jornada. «Quando entrei em cena fiquei feliz com a permanência dele. Dos adeptos nem se fala, pois ficou claro, na última época, aquilo que queriam. Estamos todos satisfeitos», afirmou.

«Temos uma grande relação. Ele sabe que confio muito nele, mas também sabe que já não tem 25 anos. Já não existe o Lampard doido que quer jogar a Taça da Liga contra uma equipa da segundo divisão, que quer bater o recorde de presenças jogando todos os minutos de todos os jogos», acrescentou Mourinho, que não vê Lampard a vestir outra camisola: «Ele podia ir para outros mercados, como os Estados Unidos ou a China, e jogar até aos quarenta anos, mas vejo-o competitivo, a jogar a este nível».

O treinador português falou ainda de «Eddie», que é como quem diz Eden Hazard. «Quando tens um grande talento não o podes desperdiçar. Quero dar-lhe essa responsabilidade de ser cada vez melhor», disse Mourinho, lembrando que o futebol «está cheio de talentos mas não tem assim tantos jogadores de top», embora tenha esclarecido que isto não é um aviso ao belga, que está a corresponder as expectativas.

Arsenal serve de exemplo

Nesta quarta-feira o Chelsea recebe o Aston Villa, em jogo antecipado da terceira jornada, uma vez que na próxima semana os «blues» disputam a Supertaça Europeia, com o Bayern. A formação de Birmingham foi ganhar ao reduto do Arsenal, no sábado (1-3), e isso serve de aviso para Mourinho.

«Fiquei um pouco surpreendido, sim, pois esperamos sempre que as grandes equipas e os candidatos ao título vençam, mas não se vence sempre. Se calhar na 2ª jornada será outro candidato a perder. É a beleza do futebol. Mas não foi uma surpresa assim tão grande, pois o Aston Villa pode fazer isso a qualquer um de nós. Têm qualidade para jogar fora, em contra-ataque. São uma boa equipa», respondeu o técnico, falando em seis candidatos ao título.

Para o jogo desta quarta-feira, em Stamford Bridge, Mourinho ainda não vai contar com o ex-benfiquista David Luiz. «Deve estar disponível para a semana. Ainda não está com o grupo. Está a trabalhar com os preparadores físicos. Está melhor, mas ainda não está pronto», explicou o treinador.