A derrota diante do Basileia faz com que o Chelsea cumpra o quarto jogo consecutivo sem ganhar. Foi o primeiro desaire caseiro na segunda passagem de Mourinho pelos «blues», depois do nulo em Old Trafford, do empate (2-2) com o Bayern na Supertaça Europeia, a que se seguiu derrota no desempate por penáltis, e do desaire com o Everton, em Goodison Park. Um registo invulgar, mas que não é inédito no percurso de José Mourinho.
A pior sequência de jogos na carreira do técnico português também aconteceu no Chelsea, mas conta com mais uma partida em branco. Foi na temporada 2006/07, entre 28 de abril e 13 de maio. Nessa altura o Chelsea, com Mourinho aos comandos, empatou quatro jogos e perdeu um, deixando fugir, pelo caminho, o título inglês para o Man. United e o apuramento para a final da Liga dos Campeões, na meia-final com o Liverpool. A sequência seria quebrada a 19 de maio, com a vitória sobre o Manchester United na final da Taça, com um golo de Drogba.
No início da época seguinte, 2007/08, o Chelsea fez uma série de três jogos sem vitória, o último dos quais um empate caseiro com o Rosenborg, que ditaria a saída de Mourinho, em setembro. Avram Grant, o seu sucessor, perderia ainda um quarto jogo assim que assumiu o comando, ainda antes de a equipa estabilizar.
Nos outros clubes por onde passou, incluindo o U. Leiria, Mourinho nunca tinha estado mais de três jogos oficiais seguidos sem vitória, registando vários ciclos de três partidas no Real, Inter, FC Porto, U. Leiria e Benfica. Para não igualar a pior série da carreira, Mourinho terá de vencer o Fulham, no próximo sábado.
Di Matteo e Benítez na pior série do Chelsea
Se considerarmos o percurso do Chelsea na era Abramovich, ja vários treinadores tiveram ciclos piores do que este: Claudio Ranieri, em 2003/04, fez as malas depois de uma série de cinco jogos sem ganhar (três derrotas e dois empates) e apenas uma vitória em oito partidas.
Carlo Ancelotti, que orientou a equipa entre 2009 e 2011, e até conseguiu um título de campeão, fez também uma série de quatro jogos sem ganhar, em 2009/10 e outra de cinco, na temporada seguinte, entre novembro e dezembro.
Dezembro foi também um mês aziago para André Villas-Boas, que esteve quatro jogos seguidos sem vencer na temporada 2011/12. O pior, no entanto, veio depois: fevereiro, a série de cinco jogos sem vitória, que culminou com a derrota por 3-1 em Nápoles, na Liga dos Campeões, valeu a saída de AVB e a entrada para o seu lugar de Roberto Di Matteo.
Mas engana-se quem pensa que as séries negras pararam aí. Pelo contrário: a pior sequência de jogos na era Abramovich data da época passada, 2012/13 e tem a coautoria de Di Matteo (três jogos) e do seu sucessor Rafael Benítez (outros três jogos). Mais uma vez, entre os meses de novembro e dezembro.
Inglaterra
A sua revista digital
18 set 2013, 23:16
Chelsea não ganha há quatro jogos, mas Mourinho já teve pior
Técnico português já teve uma sequência de cinco jogos sem vencer em 2007. Na época passada, os «blues» tiveram seis jogos de jejum
Técnico português já teve uma sequência de cinco jogos sem vencer em 2007. Na época passada, os «blues» tiveram seis jogos de jejum
NOTÍCIAS MAIS LIDAS