O Chelsea pode finalmente completar a transferência de Ramires do Benfica para Stamford Bridge. O acordo com os encarnados há muito tinha sido alcançado, mas faltava a licença de trabalho do governo inglês. Ora a autorização chegou esta sexta-feira, pelo que o brasileiro deve assinar até ao final do dia.

OFICIAL: Ramires no Chelsea por 22 milhões

A informação foi confirmada por Carlo Ancelotti em conferência de imprensa. «O Ramires está outra vez a realizar exames médicos e esperamos que assine até ao final do dia», referiu. «É um jogador fantástico. Vai ser o futuro da selecção nacional do Brasil e esperamos que seja também o futuro do Chelsea.»

As autoridades inglesas são muito rígidas nas condições impostas aos jogadores extra-comunitários para poderem actuar na liga doméstica, exigindo por exemplo que os mesmos tenham realizado 75 por cento dos jogos da respectiva selecção nos últimos dois anos. O que não se verifica no caso de Ramires.

O Chelsea teve então de pedir um regime de excepção. O primeiro pedido foi recusado, o clube recorreu para os tribunais, levou o adjunto Ray Wilkins e o secretário-técnico Dave Barnard como testemunhas e convenceu o tribunal a abrir uma excepção por se tratar de um dos mais promissores jogadores da actualidade.

A licença foi emitida e Ramires pode assinar contrato com o Chelsea. Pela transferência do jogador, recorde-se, o Benfica receberá metade dos 22 milhões de euros acordados com o clube londrino. De qualquer das formas, Ramires falha o jogo da primeira jornada com o West Bromwich Albion, este fim-de-semana.