Depois de sair do buraco onde estiveram encarcerados por 70 dias, os mineiros chilenos vão, aos poucos, regressando à sua vida normal. Ou melhor, regressando à vida activa, pois a normalidade pode ter ficado naquela mina a 700 metros de profundidade.

Os mineiros são, agora, acarinhados por todo um país e Franklin Lobos, um dos 33 resgatados, pode vir a dar palestras de motivação, a convite da FIFA. Recorde-se que Lobos foi um antigo internacional pelo Chile e o facto levou Joseph Blatter a visitá-lo no hospital onde se recupera.

Franklin Lobos saiu da mina a jogar à bola

À saída, Blatter confessou que o futuro pode passar por dar palestras de motivação, caso aceite o convide. A experiência que viveu no fundo da mina, onde foi responsável por dirigir os exercícios físicos para que os seus companheiros se mantivessem em forma, seria a base dos discursos.

Um dos mineiros é um antigo futebolista internacional

Lobos comparou o espírito que se viver na mina àquele que uma equipa tem de ter para alcançar o sucesso. «Nesse momento, temos de nos unir. Foi o mais importante, unirmo-nos nos momentos difíceis, quando não havia nada, nem água, nem comida, quando uma lata de atum tinha de chegar. Isso fez-nos unir muito. Creio que foi isso que nos fez sair dali», afirmou.