Chiquinho Conde será o seleccionador de Moçambique apenas no encontro amigável contra Portugal, a 8 de Junho, partida de preparação da selecção das quinas para o Campeonato do Mundo. O antigo jogador prometeu uns «Mambas super-motivados».

O encontro entre as duas selecções realiza-se a oito de Junho, em Joanesburgo, três dias antes do arranque do Mundial, numa altura em que Moçambique está sem seleccionador. A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) não renovou o contrato de Mart Nooij, holandês que abandonou o cargo no final do Campeonato Africano das Nações (CAN), mas apresentou-lhe uma proposta de renovação.

Para poder realizar o jogo frente a Portugal com um técnico no banco de suplentes, a FMF pediu à equipa campeã moçambicana, o Ferroviário de Maputo, para ceder o seu treinador, o ex-jogador do Sporting Chiquinho Conde.

«É uma situação pontual, apenas para o jogo contra Portugal. Aceitei, porque é pela nação. Após esse desafio, reassumo as minhas funções de treinador no Ferroviário, a minha entidade patronal neste momento», disse Chiquinho à agência Lusa.

Será um reencontro para os treinadores das duas formações. Carlos Queiroz treinou o Sporting entre 1994 e 1996, altura em que o ex-jogador figurava no plantel verde e branco.

«Defrontar Portugal, será um enorme orgulho para os jogadores. No mínimo, não vai faltar motivação, estarão super-motivados», finalizou Chiquinho Conde.