Os prémios a atribuir na 19ª etapa da Volta a Itália em bicicleta vão ser entregues às vitimas da queda do teleférico de Mottarone, anunciou esta sexta-feira a Associação Internacional de Ciclistas (CPA).

«Os corredores decidiram, por unanimidade, doar todos os prémios em dinheiro da etapa de hoje ao pequeno Eitan e às famílias afetadas por esta terrível tragédia», afirma a CPA, que é presidida por Gianni Bugno.

No domingo, Eitan foi o único sobrevivente do acidente de teleférico que resultou na morte de 14 pessoas em Stressa, Piemonte. A criança de cinco anos ainda se encontra internada num hospital de Turim. 

A pedido do ministro dos transportes de Itália, Enrico Giovannini, a etapa desta sexta-feira, a 19.ª, que passava pelo cume de Mottarone, foi alterada e reduzida em 10 quilómetros.

Enrico Giovannini pediu ainda que a organização da Volta a Itália, que é liderada pelo colombiano Egan Bernal (INEOS) , proporcione «um momento de recolhimento, em memória das pessoas que perderam a vida neste trágico acidente».