João Almeida perdeu a camisola rosa ao fim de 15 etapas na liderança da Volta a Itália, numa etapa duríssima, em que voltou a mostrar força.

Kelderman é o novo líder do Giro, com 12 segundos de vantagem para o companheiro de equipa, Hindley, que venceu a etapa. Geoghegan Hart foi segundo na tirada e subiu a terceiro da geral, a 15 segundos da camisola rosa.

João Almeida é agora 5.º classificado, a 2m16 do novo líder. O espanhol Pello Bilbao separa o ciclista português dos ciclistas que estão no pódio, estando a 1m19 do primeiro classificado.

Nota de destaque para Rúben Guerreiro que praticamente garantiu a liderança na classificação de montanha. Com 98 pontos por disputar, o português tem 112 pontos de vantagem. O que siginifica que basta a Guerreiro chegar ao fim da Volta a Itália para conquistar a primeira grande camisola da história do ciclismo português.

Na sexta-feira, a 19.ª de 21 etapas liga Morbegno a Asti, em 258 quilómetros de perfil plano, antes de nova tirada de alta montanha no sábado e o contrarrelógio final, no domingo, em Milão.

[artigo atualizado]