Quinta etapa, segunda vitória para a Amore & Vita-Prodir. O ciclista italiano Marco Tizza foi o mais rápido, esta segunda-feira, na chegada à Guarda, num dia em que o espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto) conseguiu sustentar a camisola amarela, na última tirada antes do dia de descanso.

Tizza chegou isolado à meta, conservando a vantagem para o espanhol Alejandro Marque (Sporting-Tavira) no último quilómetro, marcado por uma dura e exigente subida em paralelo. O italiano findou a etapa de 158 quilómetros, desde Oliveira do Hospital, ao fim de 4h02m53s, menos 11 segundos do que Marque. Em terceiro lugar, ficou Zakkari Dempster (Israel CA), a 23 segundos.

João Matias, (5.º, a 30s), Domingos Gonçalves (7.º, a 43s), David Livramento (8.º, a 1m34s) e Joni Brandão (9.º, a 1m44s) foram os quatro portugueses no top-10 da etapa, fechado pelo espanhol e líder da geral, Gustavo Veloso (10.º, a 1m46s).

LEIA MAIS: todas as notícias de ciclismo

A Amore & Vita-Prodir já tinha ganho a primeira etapa, ao sprint, por Davide Appollonio.

Veloso mantém a amarela com 15 segundos de vantagem para o companheiro de equipa João Rodrigues e 22 para o terceiro, Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano). Joni Brandão (Efapel), ainda que de forma ténue, reduziu distâncias e é quarto classificado, a 25 segundos de Veloso.

Na terça-feira, há descanso, antes da sexta etapa, agendada para quarta-feira, a partir das 12h25 e com 189,2 quilómetros, que ligam Torre de Moncorvo a Bragança.