O ciclista belga Phillipe Gilbert (Deceunick-Quick Step) venceu, de forma isolada esta quinta-feira, a 12.ª etapa da Volta a Espanha, na ligação de 171,4 quilómetros entre o Circuito de Navarra e Bilbao.

Numa tirada predominantemente plana, Gilbert atacou a cerca de nove quilómetros da meta na última subida, ganhando uma vantagem que acabou por ser decisiva no final.­­ Foi o sexto triunfo do corredor de 37 anos em etapas da Vuelta.

No segundo lugar ficou o basco Alexander Aranburu Deba (Caja Rural – Seguros RGA), a três segundos de Gilbert.­ Fernando Barcelo Aragón (Euskadi Basque Country – Murias) ficou em terceiro, com o mesmo tempo de Deba.

LEIA MAIS: todas as notícias de modalidades

Os candidatos à camisola vermelha da classificação geral tentaram mostrar-se perante o atual líder, Primoz Roglic, mas o esloveno da Team Jumbo – Visma protegeu-se, segue no topo pelo terceiro dia seguido, sem perdas para os quatro oponentes mais próximos. Manteve um minuto e 52 de vantagem para Alejandro Valverde (Movistar), 2m11s para Miguel Ángel Moreno (Astana), três minutos para Nairo Quintana (Movistar Team) e 3m05s para Tadej Pogacar (UAE Team Emirates).

A etapa desta sexta-feira, de montanha, liga Bilbao ao alto de Los Machucos, na distância de 166,4 quilómetros.