Rui Costa anunciou esta sexta-feira que não vai estar na Volta a França. O ciclista português explicou, numa mensagem partilhada nas redes sociais, que a lesão no joelho direito, que já o tinha feito renunciar à Volta à Suíça para se preparar para o «Tour», se agravou.

«Depois de renunciar à Volta à Suíça para recuperar da lesão no joelho direito, trabalhei para estar pronto para o Tour, mas a dor voltou. A vontade e o querer de estar na Volta à França eram tal, que o esforço dos treinos voltou a agravar a lesão», diz a mensagem de Rui Costa.

«Em conversa com a equipa médica decidimos que o joelho não está em condições para enfrentar uma prova tão exigente como esta. Lamentavelmente fui forçado a renunciar ao Tour», explica o ciclista.

«Saúde em primeiro lugar e cabeça erguida para trabalhar na recuperação», disse ainda Rui Costa, que adiantou que, «se tudo correr bem», o regresso à estrada «está apontado para o Tour de Wallonie».

O ciclista agradeceu ainda o apoio de todos, admitindo: «Vou precisar».

Rui Costa, de 31 anos, perseguia a sua nona participação na Volta a França, depois de oito presenças consecutivas entre 2009 e 2016. No ano passado, o corredor da Póvoa de Varzim disputou a Volta a Itália e a Volta a Espanha.

Com a ausência de Rui Costa, a edição de 2018 do Tour, que arranca no dia 7 de julho e termina no dia 29, será a primeira sem portugueses desde 2008.