João Almeida voltou a perder tempo para o líder da Volta a Itália na etapa 19. O ciclista português pode ter assegurado o pódio do Giro, mas está agora a 59 segundos do camisola rosa, que continua a ser Geraint Thomas.

Numa etapa com muita montanha, Primoz Roglic foi quem mais ganhou, encurtando três segundos para o líder da prova, depois de ter sido mais forte na ponta final da etapa. Almeida perdeu 20 segundos para Thomas e 23 para Roglic.

João Almeida ainda conseguiu recuperar após um primeiro ataque de Roglic, mas não resistiu a um segundo ataque, do camisola rosa, que depois perdeu nos metros finais tempo  para o esloveno Roglic.

As contas finais do Giro vão, à partida, ficar decididas neste sábado, com a realização de uma cronoescalada, de 18,6 quilómetros, na ligação entre Tarvisio e o duríssimo Monte Lussari (junto à fronteira italiana com a Áustria e a Eslovénia), que surge pela primeira vez na história da prova. Almeida tem a partida agendada para as 16h08 (17h08 locais).

A tirada, de 183 quilómetros entre Longarone e Tre Cime di Lavaredo, foi ganha pelo colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious), com 51 segundos de vantagem para o canadiano Derek Gee (Israel-Premier Tech), segundo, e 1.46 minutos para o dinamarquês Magnus Cort (EF Education-Easy Post), terceiro.

João Almeida está assim a 59 segundos do camisola rosa e a 33 segundos do segundo lugar.