O português Rúben Guerreiro, da EF Education First, venceu neste domingo a nona etapa da Volta a Itália, após integrar uma fuga que o coroou em Roccaraso, levando a melhor sobre o espanhol Castroviejo nos metros finais.

O ciclista do Montijo escreve assim mais uma página dourada do ciclismo português, numa prova que continua a ser liderada por João Almeida.

Guerreiro cumpriu os 208 quilómetros entre San Salvo e Roccaraso em 5:41.20. João Almeida foi 19.º a 1m56 e perdeu algum tempo para os seus mais diretos perseguidores, mas manteve a camisola rosa de líder, que conquistou na terceira tirada e que vai usufruir na segunda-feira, dia de descanso.

O triunfo assegura ainda a camisola de líder da montanha a Rúben Guerreiro, passando a ser a terceira camisola na posse de um português, uma vez que João Almeida além da camisola rosa, lidera também a classificação da juventude.

João Almeida perdeu algum tempo para os principais rivais, tendo agora 30 segundos de avanço para o holandês Wilco Kelderman (Sunweb) e 39 para o espanhol Pello Bilbao (Bahrain-McLaren), ciclistas que trocaram de posição na geral.

Veja os momentos finais da etapa: