Agitada, nervosa, mas sem a quilometragem necessária para estabelecer diferenças entre os principais candidatos. Assim foi a subida ao Santuário de Santa Luzia, Viana do Castelo, perfeitamente controlada pelo líder Raúl Alarcón e a equipa W52/FC Porto. 

O espanhol foi terceiro na etapa, mantém a amarela, mas o herói do dia acabou por ser o compatriota Enrique Sanz (Euskadi Murias). Sanz respondeu bem à aceleração final de Alarcón e foi o primeiro na meta, à frente de Daniel Mestre (Efapel) e do líder do FC Porto. 

Vicente De Mateos e Joni Brandão (terceiro e segundo na geral, respetivamente) apareceram neste primeiro grupo, o que significa que nada se alterou na geral. 

A etapa foi agitada, teve um banho de multidão impressionante em Viana do Castelo e um trabalho meritório da W52/FC Porto na fase final. Ricardo Mestre e João Rodrigues estiveram com o líder Alarcón até ao último quilómetro, impuseram um ritmo fortíssimo e não permitiram qualquer ataque aos adversários. 

Na sexta-feira, a 80ª edição da Volta a Portugal arranca em Barcelos e acaba em Braga. As duas passagens pelo Sameiro (Montanha de 3ª categoria) serão o principal destaque.