David Apolonio (Amore & Vita) foi o vencedor da primeira etapa em linha da primeira Volta a Portugal, decidida ao sprint, com o italiano a levar a melhor sobre Daniel Mestre (W52-FC Porto) e Matteo Malucelli (Caja Rural-Seguros RGA).

A tirada ligou Miranda do Corvo a Leiria, num total de 174,7 km que foram completados pelo vencedor com um tempo de 4h.47m.

Leia todas as notícias de Modalidades

O dia ficou marcado por uma fuga que começou logo no primeiro quilómetro e que chegou a ter 12 minutos de vantagem, mas o pelotão acabou por anulá-la a cerca de três quilómetros da meta.

Outra incidência importante foi uma queda a dois quilómetros do fim, na qual ficaram o primeiro camisola amarela, Samuel Caldeira, bem como outros candidatos.

Apesar de ter chegado mais tarde devido à queda, como o acidente aconteceu dentro dos últimos três quilómetros, o ciclista da W52-FC Porto manteve a camisola amarela, com o mesmo tempo do suíço Gian Frieseck (SRA) e do espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto).

Nesta sexta-feira corre-se a segunda etapa, a mais longa da 81.ª edição da Volta a Portugal, com 198,5 quilómetros, entre Marinha Grande e Santo António dos Cavaleiros, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de terceira categoria.

[artigo atualizado]